Muitas vezes me carrego de tristezas
me carrego de saudades,
mas, na maioria das vezes gosto de coisas sérias.
Hoje me deparei com uma biografia. Confesso que jamais tinha lido alguma...
essa veio de um amigo do amigo, mas veio com verdades...
quando falo delas, falo com propriedade, pois é biografia de um poeta falando de outro que se embriagou nas palavras.
Portanto, daime licença Pellegrini, mas vou te recitar... Afinal, somos ou tentaremos ser poetas e não deixaria o passar.
Com a licença do autor, segue a obra que virou polêmica, por conta de desentendimento com as herdeiras de PL.
...................................................
Enviadas: Terça-feira, 15 de Outubro de 2013 21:47
Assunto: Livro inédito de Domingos Pellegrini sobre Paulo Leminski
Olá, sou Domingos Pellegrini e, enviando o livro em anexo, Passeando por Paulo Leminski, espero contribuir para que o Brasil não seja o país das biografias chapa-branca.
Em junho fui convidado pela Editora Nossa Cultura para escrever biografia de Leminski, de quem fui amigo. O editor me afirmou que fui escolhido de comum acordo por ele e pelas herdeiras de Leminski, com quem seriam divididos os direitos autorais e a quem os originais seriam submetidos.
Inicialmente aceitei, honrado, mas logo me dei conta de que a tarefa me privaria de duas condições essenciais para uma escrita criativa condizente com Leminski, a paixão e a liberdade. Além disso, já havia uma biografia sua, e eu teria ou de sugar informações dela ou buscar penosamente novas informações talvez não tão relevantes ou interessantes.
Assim, resolvi desistir da empreitada antes de assinar contrato - mas continuei a ter lembranças de Leminski, tantas que resolvi escrever não exatamente uma biografia, mas uma mistura de minhas memórias com ele e necessárias observações críticas.
Escrevi em poucas semanas, apaixonado, e a Editora Record se interessou em publicar - desde que com autorização das herdeiras, pois, sem isso, toda editora brasileira hoje teme ter prejuízo com a publicação embargada judicialmente.
Como as herdeiras negaram autorização, resolvi colocar o livro na internet, esperando honrar a memória e a obra de meu amigo.
E desde já autorizo que o livro seja reproduzido e divulgado de qualquer forma.
Grato!
Domingos Pellegrini
(43) 3326-4575
Nenhum comentário:
Postar um comentário